Apostila Educação dos Filhos
Gênesis 22:1-14
"Depois dessas cousas pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão. Este lhe respondeu: Eis-me aqui. Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho. Isaque, a quem amas, e
vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos, e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto, e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho. Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar - o Senhor proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá."
- Em Gênesis Capítulo 12, nós vemos Deus fazendo aliança com Abraão e a partir daquele momento, o Senhor começa sua história com aquele que viria a ser o Pai da fé.
- Porém, Deus olha para o coração de Abraão e percebe que o seu filho Isaque está tomando posição de privilégio por isso Deus pede Isaque em holocausto.
- Consideramos que Isaque é a concretização da Promessa. Isaque é a realização do sonho.
- Imagine Abraão com 100 anos de idade e Sara aos noventa anos de idade vivendo o sonho do nascimento de um filho.
- Talvez Sara levantava-se com grande dificuldade e cuidado pedindo ajuda ao marido com sua enorme barriga e Abraão não conseguia pensar em outra coisa a não ser no nascimento do filho.
- Nestas condições muitas pessoas se aproximam para compartilhar a alegria e as sugestões para o enxoval, os cuidados e até o nome da criança surgem de todo lado.
- Sugerem o nome: os irmãos do casal, os pais, os avós, os tios, os primos, os sobrinhos, os sogros, os vizinhos, os amigos, etc. Todo mundo quer dar nome para o menino.
- O menino nasce e Abraão não quer deixar mais ninguém apanhar a criança no colo, fica o tempo todo olhando para o menino e rindo sozinho.
- Não poderá colocar outro nome no menino a não ser Isaque que significa riso ou o que ri, ou rindo o tempo todo. Abraão resolveu, este é o nome.
- A promessa foi alcançada, o sonho foi realizado, o menino começa a crescer e os problemas começam a aparecer.
- Ismael começa a zombar de Isaque e vem as decepções, as intrigas, as perseguições, as ameaças, as invejas, os ciúmes, as contendas. Isaque cresce e os Ismaeis causam problemas.
- Todos aqueles que caminham na presença do Senhor, caminham em alegrias, vitórias, segurança, mas também em lutas, em perseguições porque os problemas são comuns.
- Se você não entende isto e não quer ter problemas, procure o seu Pastor, peça para ele impor as mãos sobre você e te despedir para o Paraíso e fique lá nos aguardando que certamente nos encontraremos lá.
- Mas enquanto estivermos vivendo nesta terra, os Ismaeis estarão presentes.
- Porém, enquanto Isaque crescia, ele também percebia a comunhão que seu pai Abraão tinha com o seu Deus e Isaque aprendeu por experiência própria junto com seu pai o que é adorar, confiar, andar e ser amado por Deus.
- Isaque presenciou muitos milagres, muitas respostas de oração, muitos livramentos. Isaque via em seu pai o modelo de Deus.
- Até que Abraão foi visitado por Deus e foi surpreendido:
Gênesis 22:2
"Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."
- Abraão conhecia a Deus e não tinha dúvida que a voz era de Deus, e estava disposto a entregar qualquer coisa para Deus ainda que fosse a sua jóia mais preciosa e ainda que
ele não entendesse a ordem de Deus. Abraão levantou-se de madrugada, ainda que em conflito, porém obedeceu.
- Abraão estava cercado de motivos para recuar aquela obediência lhe custou grande aflição em sua alma somada ao levante de Satanás que certamente potencializou as pessoas mais próximas dirigindo-lhe palavras como: Você está louco! Sua idade está lhe causando delírio! Deus não opera deste jeito!
- Eu fico imaginando quando Deus nos dá uma visão, uma revelação, uma direção. Passa a ser loucura para os outros.
- Abraão sozinho em sua obediência, lançava seus olhos aos pássaros nas montanhas e as borboletas nos campos, tocava com seu cajado no chão, confiante que a provisão haveria de descer e a resposta seria a vitória, porque ainda que aparentemente só o todo-poderoso estava com ele.
- A certeza da resposta divina era tão grande que Abraão disse aos seus servos: Esperai aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.
- Mais um tempo de caminhada e profunda meditação, agora somente o pai e o filho sem interferência alguma de terceiros. Abraão põe os olhos sobre os montes e medita:
Salmos 121:1-2
"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra."
- De repente o silêncio de Abraão, foi quebrado por uma interrogação, era o filho seu. Oh! Meu pai a lenha e o fogo aqui está e o cordeiro onde vamos encontrar, e Abraão lhe respondeu: Deus proverá!
- O texto se limita apenas a uma pergunta. Porém, sabemos que com o crescimento da criança vem a idade das perguntas.
Isaque pergunta: Pai, o senhor não esqueceu de nada? Pai, o senhor tem certeza que não está faltando nada? Pai, cadê o cordeiro? Pai, tem fogo e lenha mas cadê o cordeiro? Pai, o cordeiro para o sacrifício onde está? Pai, não existe sacrifício sem cordeiro! Pai, vamos voltar e apanhar o cordeiro? Pai, o Pai, você está me ouvindo, responde, cadê o cordeiro?
- Muitas vezes somos deparados por perguntas vindas de nossos filhos que não temos resposta, não sabemos como responder. E se não tivermos conectados com o Espírito Santo, vamos certamente nos enrolar na resposta. Alguns pais chegam a enganar, mentir ou até fantasiar algumas respostas.
- Abraão não disse literalmente a verdade, pois, também, não mentiu. Nunca minta, nem engane seu filho, isto lhe custará a falta de confiança.
- Não há perguntas tolas. Tolo é quem não pergunta.
- Chegou o momento em que Abraão precisou sentar com seu filho Isaque ao lado do altar edificado e explicar sobre o pedido de Deus.
- Certamente Isaque respondeu a seu pai Abraão: Meu pai, eu tenho conhecido o seu Deus, pois Ele também é o meu Deus. Pai, o nosso Deus é Deus! Ele é o Deus fiel, misericordioso, justo, santo, amoroso e provedor. Que não seja feita a nossa vontade e sim a do nosso Deus. Eis-me aqui Pai, pode amarrar-me e me imolar sobre o altar em sacrifício para Deus, porque para mim isto não é um sofrimento e sim um privilégio.
- Há um paralelo entre a oferta de Isaque e a de Cristo:
1. Ambos, tanto Isaque como Cristo, foram obedientes até a morte. Observe-se o fato de que Isaque era, então, um jovem e, como tal, bem mais forte e ligeiro do que o era Abraão.
2. Ambos, tanto Abraão como Deus, o Pai Celestial, não poupou a seu único Filho, antes por todos nós O entregou;
3. O Cordeiro que viera a substituir Isaque é paralelo a Cristo, que se ofereceu em substituição por todos nós que Nele cremos, e
4. Ambos, tanto Isaque como Cristo, foram restaurados.
- Somente poderão conhecer e saborear o melhor de Deus, a provisão abundante de Deus, quem sacrifica o seu melhor para Deus.
Isaías 1:19
"Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra."
Salmos 81:13-16
"Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de ponto, lhe abateria o inimigo, e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao Senhor se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino, e o saciaria com o mel que escorre da rocha."
Efésio 6:1-4
"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor."
- É o maior privilégio e a maior responsabilidade no relacionamento familiar.
- O que Deus exige dos filhos:
• Obediência - maior que a da mulher (submissão), é imperial.
• Honra - respeito em todos os sentidos.
Conseqüência pela falta: Ausência da bênção.
- Sente perto do seu filho: agarre-o, beije-o, abrace-o
- Não irrite a vossos filhos.
O que será que irrita nossos filhos:
1. Falta de atenção concentrada.
. Olhar para o filho, porém, pensando em outras coisas.
. Às vezes o relacionamento que você teve com seu pai interfere com o seu filho.
2. Ele sentir que está sendo marginalizado.
. Ele sente que fazemos acepção.
. Pode até haver diferença de sentimentos o que não pode haver é diferença de privilégios.
Exemplo: Jacó - privilégios da mãe. Esaú - privilégios do Pai.
Ocasionou problema sério na família até no relacionamento marido- mulher.
3. Falta de coerência da nossa parte.
. A sociedade que vivemos transmite influências.
(jogo de cintura é uma coisa, incoerência é outra)
. Você não pode cobrar o que você não é --- os filhos são xerox dos pais.
- Geralmente quando a criança começa apresentar sinais de desobediência, rebeldia, respondões, começam a fraquejar nos estudos, perde vontade e motivações, muito provavelmente é porque o relacionamento de seus pais estão bastante prejudicados.
- Há pais (marido e mulher) que não disciplinam os seus filhos porque carregam um sentimento de culpa tão grande que dizem:
Eu não posso bater neste menino porque eu não tenho tempo pra ele, eu não lhe dou nada, estou sempre sem dinheiro, e quem cuida dele é a sogra ou a irmã, ou a vizinha, ou a empregada, ou a Creche. Se eu bater nele, ele vai me odiar.
- E vai mesmo! Você não está desempenhando o seu papel de pai ou de mãe.
- E você ainda dá desculpas que precisa trabalhar fora. Mãe, se o teu trabalho fora estiver prejudicando a educação e o desenvolvimento do seu filho, não trabalhe fora. Prefira a sua família. Não se controla filho por telefone. Ele precisa da sua presença, da sua participação principalmente se ele está em idade escolar.
- Quando a criança não vê seus pais como seus amigos ou como seus heróis, ela vai procurar fora de casa e quando você perceber, ele já está envolvido.
- Um rapaz que tinha tudo dentro de casa, menos a presença e a participação dos pais. Ele começou a envolver-se com más companhias e chegou ao ponto de comercializar armas de fogo e até metralhadora dentro de sua casa, sem que seus pais percebessem. Começou a se envolver em pequenos assaltos e chegou a assaltar carros fortes e chegou ao ponto de sequestrar e matar. Foi preso e encaminhado para a Fundação Casa (Antiga Febem) em São Paulo. Os seus pais choraram amargamente e tomaram a culpa entendendo que falharam na educação. Graças a Deus, o
- rapaz teve um encontro com Jesus dentro da Febem. Já constituiu família e caminham na presença do Senhor.
- Muitas vezes, as drogas, os vícios e a violência, entram na vida dos nossos filhos por causa da nossa negligência, por falta de nossa presença, porque nós rejeitamos e não amamos nossos filhos.
- Sabe por que Jesus pregava com tanta autoridade? Porque ele vivia a excelência da disciplina e dava exemplo.
- Você não pode:
a) proibir seu filho de falar mal dos outros, se você fala;
b) obrigar seu filho a obedecer o pastor, se você desobedece;
c) proibir seu filho de falar palavrões, se você fala;
a) proibir seu filho a fumar e beber, se você fuma e bebe;
b) exigir que seu filho ore e estude a Bíblia, se você não faz;
c) aconselhar seu filho a não passar o farol vermelho, se você passa,
d) etc...
- Educa-se com disciplina e vida exemplar. Se você joga lixo pela janela do carro, você está ensinando seu filho sujar a cidade.
- Criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor.
Provérbios 22:6
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele."
Ensinar ------ a) dar orientações ou instruir
Ou Instruir b) ficar atento ao resultado, se for negativo, torne a chamar, reafirme e busque nele se realmente entendeu. Peça para ele repetir as instruções que recebeu.
- Na desobediência (confronto e desrespeito), vem o grande drama dos pais.
Muitos usam da violência psicológica e ameaças (olhar de fúria - promete que vai ver quando chegar em casa, etc.)
- A psicologia moderna diz que bater no filho é violentá-lo. Quando a ciência contradiz a Bíblia, eu prefiro ficar com a Bíblia.
- Ouvi um caso de uma jovem adolescente que foi ao Distrito Policial dar parte da sua mãe porque tomou uma surra ao chegar às 2:00 horas da manhã, porque estava com o namorado sem a ciência da mãe. O Delegado de Polícia a intimou para prestar depoimento e a mãe disse ao Delegado. Por favor Doutor, pode registrar outra queixa porque quando eu chegar em casa ela vai tomar outra surra. Minha filha eu educo e não a sociedade, nem o governo. A Palavra de Deus é a minha base para educá-la.
Provérbios 13:24
"O que retém a vara aborrece seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina."
Provérbios 19:18
"Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo."
- Se um não concorda, não fique na presença da criança.
- Nunca o outro consola e sim o que disciplinou.
Provérbios 23:13-14
"Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno."
- Lugar onde bater:
. Não poderá ser na cabeça, nas costas, puxar orelhas, beliscar, dar tapinhas.
. Deus dotou o ser humano de duas almofadas que tem três finalidades:
a) Sentar
b) Tomar injeções
c) Apanhar
- Estas almofadas que todos temos, alguns com maior volume, outros com menor volume.
- Nunca bater com tirinhas, cinta de papelão, etc.
- O filho precisa saber quem é autoridade dentro do lar.
- O filho precisa sentir temor dos seus pais.
- Não espanque seu filho. Se estiver com raiva ou irado não bata, acalme-se primeiro.
- Há pais que não têm estrutura para disciplinar os filhos.
- A maneira de relacionamento com os filhos tem que ser diferente, porque eles são diferentes em sua personalidade.
- Filho homem, eduque como homem.
- Filha mulher, eduque como mulher.
- Nunca proíba a criança de chorar.se fizer escândalo ou birra, corrija o comportamento.
- Quando pegar para disciplina, lembre-o referente ao fato, o porque o está disciplinando.
- É difícil disciplina o filho porque você o ama, porém é necessário.
Hebreus 12:11
"Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; aos depois, entretanto, produz fruto pacífico com que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça."
- Se for necessário, ele chora em um quarto e você chora em outro.
- Não bata em grupo e sim reservadamente. Saber que fez a arte. Apanhar sem ter feito, causa revolta.
- Não disciplina na vista de outras pessoas: (igreja - loja - rua - visitas - irmãos - cônjuge), isto é desrespeito à criança.
- Deus quando trata comigo, é comigo!
- De quem é a competência da disciplina:
Muitas vezes um joga para o outro e até diz: Quando o seu pai chegar... Não! O pai quando chegar tem que encontrar a situação resolvida.
. Se o pai estiver em casa é o pai quem disciplina.
. Se o pai estiver ausente é a mãe quem disciplina.
- E quando o filho pergunta:
Pai, quando é que vou parar de ser disciplinado?
- A resposta é simples: Quando você quiser meu filho! Quatro letras resolve: OBDC.
- Há pais que compram revistas pornográficas e camisinhas para os filhos e até levam ao meretrício, pensando que estão ensinando a realidade, chegando a instruí-los a terem experiências sexuais e não sabem que estão entregando seus filhos nas mãos de Satanás.
- Se você estiver disposto a investir nos princípios da Palavra de Deus, o Senhor te honrará.
- O produto da sua disciplina refletirá na sociedade, no trabalho, nos vizinhos, na escola, na igreja.
- Considere que uma criança rebelde e desobediente na escola, na igreja, com os vizinhos, é uma criança sem correção e sem educação no seu lar, é por reflexo seus pais são iguais, porque os pais transferem e refletem nos filhos aquilo que eles são.
- Outro grande problema em relação a muitos pais é que eles querem que os filhos sejam aquilo que eles não conseguiram ser. Por exemplo: Tem pais querendo que seu filho estude Medicina porque ele não conseguiu ser um médico, ou querendo que o filho estude Direito porque ele não conseguiu ser um advogado.
- Veja o que a Bíblia diz a respeito dos filhos desobedientes.
Deuteronômio 21:18-21
"Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe, e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, pegarão nele seu pai e sua mãe e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz: é dissoluto e beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá."
- Você certamente deve conhecer algum caso de alguém quem está preso, apanha da polícia e até casos de extermínio.
- Certamente tudo começou quando ainda criança ele roubou a bolinha, ou o pipa do amiguinho e não foi corrigido.
- Pesquise na Palavra de Deus sobre os filhos do Rei Davi e do sacerdote Eli e você chegará a conclusão o porque do comportamento daqueles filhos.
- E ainda: Roboão, filho de Salomão, não seguiu os seus conselhos e sim os seus exemplos (final da vida), tornou-se um governante insensato e mau.
Apóstilas escrita pelo Bispo Antonio de Oliveira e Bispa Goreti Oliveira
Realizamos conferencias, Seminário e Ministrações.
conheça a CNE - blogcne-cne.blogspot.com
E-mail bispoantoniodeoliveira@hotmail.com
bispagoretioli@hotmail.com
![]() | |
Agora, que espero eu? pois, SENHORA minha esperança está em ti." Deborah Stafussi Destaque na semana: Norte-coreanos sofrem com a miséria do país | |
| |
40 dias de jejum e oração em favor da família De 8 de agosto a 17 de setembro, a ATG, Agência de Transformação Global, irá realizar uma campanha de jejum e oração em favor das famílias brasileiras. Visite o site e participe! |
Vamos Orar!
"Nós, porém, [...], sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação."
1 Tessalonicenses 5.8
Nenhum soldado entra em uma batalha desarmado, sem nenhuma proteção. Nós, que somos parte do exército de Deus, também devemos nos preparar para enfrentar qualquer tipo de situação e adversidade. Mas, como está escrito em Efésios, nossa luta não é contra a carne, portanto, nossas armas também não são carnais. O que, então, devemos usar? Devemos nos proteger com a fé em Jesus, sendo nossa ferramenta de ataque o amor, e proteger nossa mente com a esperança. A esperança de vermos cumprida em nós a salvação eterna de nosso Senhor. Vamos orar para que nossos irmãos lá de longe ou aqui de perto sejam revestidos com essa armadura poderosa!
Em Gaza, as escolas públicas impuseram um novo código de vestimenta para as alunas, baseado na sharia (lei islâmica). As meninas e jovens que voltaram às aulas souberam que agora devem usar jilbab, túnicas tradicionais islâmicas de manga comprida, e cobrir o cabelo, ou não poderiam entrar nas salas de aula.
Na Etiópia, os cristãos da igreja Kale Hiwot têm sofrido com diversas injustiças cometidas pelas autoridades. Em março, a igreja recebeu uma ordem de demolição. Depois, encontrou muitas dificuldades para conseguir um novo local de culto. Agora, a prefeitura pede que o terreno seja devolvido para o proprietário original. Ore para que esses cristãos ganhem o processo, e possam cultuar ao Senhor em segurança.
Na Índia, extremistas hindus atacaram os cristãos que permaneciam em um campo de refugiados na vila de Bodimunda. Embora o ataque tenha sido interrompido pela polícia, os cristãos temem novos crimes e estão fugindo do local. Ore para que a situação seja estabilizada.
A campanha em favor dos cristãos de Orissa continua. Acesse a página especial e saiba como ajudar nossos irmãos. Participe também da campanha de oração que se iniciou domingo, 6 de setembro, e vai até sábado, dia 12. Vamos juntos interceder pelos cristãos indianos.
Deus te abençoe e te guarde,
Deborah Stafussi